O que é business intelligence?


Inteligência Empresarial (Business Inteligence)

A Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence (BI), é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para aceder a dados e explorar informações (normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.

As organizações tipicamente recolhem informações com a finalidade de avaliar o ambiente empresarial, completando estas informações com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas.

Organizações competitivas acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados.

Geralmente, os coletores de BI obtêm as fontes primárias de informação dentro das suas empresas. Cada fonte ajuda quem tem que decidir a entender como o poderá fazer da forma mais correta possível.

As fontes secundárias de informações incluem as necessidades do consumidor, processo de decisão do cliente, pressões competitivas, condições industriais relevantes, aspectos econômicos e tecnológicos e tendências culturais.

Cada sistema de BI determina uma meta específica, tendo por base o objetivo organizacional ou a visão da empresa, existindo em ambos objetivos, sejam eles de longo ou curto prazo.

Business Intelligence (BI) pode ser traduzido como inteligência de negócios, ou inteligência empresarial. Isto significa que é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação. Sendo assim, BI é uma tecnologia que permite às empresas transformar dados guardados nos seus sistemas em Informação qualitativa e importante para a tomada de decisão. Há uma forte tendência de que os produtos que compõem o sistema de BI de uma empresa passem, isoladamente, a prover funções extras que auxiliem na tomada de decisões. Por exemplo, todos os sistemas que funcionam numa perspectiva de organização da informação. Sendo assim temos:

  • ERP – Enterprise Resource Planning;

  • CRM – Customer Relationship Manager.

Segundo Brent Frei, fundador da Onyx Software, “Customer Relationship Management (CRM) é um conjunto de processos e tecnologias que geram relacionamentos com clientes efectivos e potenciais e com parceiros de negócios através do marketing, das vendas e dos serviços, independentemente do canal de comunicação”.

A inteligência de negócios (BI) deve ser utilizada em todo espectro da gestão empresarial nas áreas mercadológica, econômico-financeira, operacional, planejamento, projetos. Não deve se ater apenas os recursos da tecnologia da informação, pode ser alinhado também a estratégia empresarial em seus relacionamentos B2B (business to business), como também no B2C (business to consumer). Uma forma de criar inteligência de negócios é pela realização de benchmarking com outras organizações e processos de brainstorming.

No tocante a tecnologia da informação alinhado ao sistema ERP é possível também aplicas de BI no SIG (sistemas de informações gerenciais) e SAD (sistemas de apoio à decisão).

Aplicações simples de Business Inteligence pode ser realizada com o Microsoft Excel por meio da criação de Tabelas Dinâmicas, recursos de modulação de dados, por agrupamento e criação de lay-outs resumidos, gerando informações concisas para aplicação na inteligência empresarial, quer seja em auditoria ou planos de ação.

Fonte: Wikipedia e Proxcel

#business #bi #intelligece #excel

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp.png
  • Facebook ícone social

©  Proxcel - 2015-2020

R. José Gomes, 258 - Jatiúca - Maceió/AL

L2R TREINAMENTO EM INFORMATICA LTDA | CNPJ 35.027.381/0001-87

whatsapp.png