• Vitor Ribeiro

Aprender Excel: Curso Presencial ou Online? Qual o melhor?

PS: Esse artigo começou a ser escrito antes da pandemia / isolamento social. Foi revisado e agora publicado.

Estamos vivendo a era da transformação digital em que afeta diversas áreas do cotidiano de nossas vidas.


Tudo agora está mais imediato e ficamos nos questionando sobre a melhor maneira de aprender, não só de aprender, mas como também de como fazer diversas coisas em nossas vidas.


Vamos direto ao ponto:


Quais as vantagens e desvantagens de você aprender Excel em um Curso Presencial ou um Curso Online?


1) Fator Preço / Valor:


Cursos Presenciais: Via de regra costumam ser mais caros, em virtude do espaço físico, energia, hora/aula do instrutor, etc.


Cursos Online: Costumam ser mais acessíveis, quando comparados ao formato presencial.


2) Fator Tempo / Logística


Aqui neste tópico unimos a análise de duas coisas fazendo já um comparativo entre ambos.


Naturalmente o Curso Presencial terá os dias e horas programados e isso fará com que você necessite organizar sua agenda. Ou seja, que você adeque sua agenda ao calendário do curso.


No caso do Curso Online, a flexibilidade de Tempo / Logística fica bem melhor, visto que você poderá estipular o seu ritmo, seus dias e horários para a realização do curso.


3) Fator Resultado do Aprendizado do Excel


Nesta primeira parte vamos tratar especificamente do processo de aprendizado e evolução com o Excel no modo convencional (presencial).


De fato estamos habituados ao processo de aprendizagem no formato convencional / tradicional, entrar em um laboratório e praticar as orientações do instrutor. É possível destacar algumas possíveis vantagens como por exemplo a interação com os colegas de classe ou o tira dúvidas imediato diretamente com o instrutor.


É válido destacar que o no formato presencial, caso o nível da turma não esteja dentro de uma intervalo-médio, acontecerá que você poderá ficar a frente ou para trás, impactando no mau aproveitamento.


Já no ensino online, ou EAD (educação à distância), você terá mais controle sobre aprendizagem pela oportunidade de repetir ou rever a aula, revisar os exercícios, participar de fórum de dúvidas, dentre outros recursos tecnológicos.


Considerações Finais:


Defendo a ideia de que: você é quem define qual a melhor maneira que funciona pra você, como visto; cada um dos formatos tem suas características e as respectivas vantagens e desvantagens.


Aqui faço uma PS para esse período em que vivemos em pandemia e percebemos como podemos aproveitar nosso tempo utilizando as tecnologias de aprendizagem à distância a nosso favor.


Se você ainda não é adepto do aprendizado online (EAD), recomendo visitar e se inscrever em nosso canal do YouTube e caso ainda desperte o interesse pela modalidade de cursos EAD conheça nossa plataforma acessando https://ead.proxcel.com.br


Um abraço e até a próxima!


Vitor Ribeiro




61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp.png
  • Facebook ícone social

©  Proxcel - 2015-2020

R. José Gomes, 258 - Jatiúca - Maceió/AL

L2R TREINAMENTO EM INFORMATICA LTDA | CNPJ 35.027.381/0001-87

whatsapp.png